quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Entendendo um pouco MELHOR ...

Vocês que leem meus textos já devem ter parado pra pensar porque falo TANTO de DOR e BIPOLARIDADE. Estou bem física e emocionalmente, mas como muitas pessoas sempre me perguntam a MESMA coisa, vou tentar explicar de forma FÁCIL e SIMPLES o que acontece na minha NADA MOLE VIDA. Mas já aviso: NÃO quero que sintam PENA de mim. É só pra vocês entenderem melhor minhas ESCALAS de DOR e HUMOR.



DOR:


 

Sou portadora de uma combinação RARA e extremamente DOLOROSA.
Tenho FIBROMIALGIA (popularmente chamada de REUMATISMO nos TENDÕES) e ARTRITE REUMATÓIDE. As dores das 2 doenças SEPARADAS são consideradas pelos reumatologistas de MODERADAS a SEVERAS.
Juntas a DOR é sempre SEVERA.

 



Entendendo melhor a FIBROMIALGIA: O que acontece é simples. O cérebro do fibromiálgico entrou numa espécie de "curto circuito" e entende TODO estímulo como DOR (o frio, o estresse, situações inesperadas, emoções fortes,falta de SONO, tudo isso se CONVERTE em DOR).



Entendendo melhor a ARTRITE REUMATÓIDE: 1º esclarecimento: Artrite Reumatóide NÃO é IGUAL a Artrite comum.
A.R é uma doença AUTOIMUNE caracterizada pela inflamação de TODAS as articulações do nosso CORPO.


AS 2 doenças SÃO CRÔNICAS (permanentes) e NENHUMA delas TEM CURA.

 



Por conta desse quadro minhas TENDINITES se tornaram INOPERÁVEIS e consequentemente INCURÁVEIS.
A CERVICALGIA e DORSOLOMBALGIA é puramente POSTURAL (como disse o Chefe pra mim ontem, elas não são NADA comparadas as minhas dores existentes)

Uma pessoa NORMAL (não portadora de nenhuma das 2 doenças) poderia avaliar suas dores físicas numa escala de 0 à 10 (onde 0 é a total AUSÊNCIA de dor e 10 a dor MÁXIMA), no caso dos fibromiálgicos essa escala não nos REPRESENTA corretamente, já que não chegaremos à ZERO nunca. No meu caso especificamente as dores até nível 9 são consideradas dentro do NORMAL (já experimentei o nível 15 de dor nas últimas 2 crises de fibro). Apenas acima do nível 10 é que começo a dizer que estou  REALMENTE com dores.






HUMOR:





Voltando à FIBROMIALGIA... A parte do cérebro que CONTROLA as DORES é a MESMA que CONTROLA o HUMOR. Como não consegue controlar as 2 coisas ao mesmo tempo ele PRIORIZA o mais necessitado (quase sempre as DORES), por isso o HUMOR do fibromiálgico se assemelha ao TRANSTORNO BIPOLAR. Quase sempre consigo manter a DOR e o HUMOR controlados, mas de vez em quando eu SURTO e mando TODO mundo pra P.Q.P, mas o que vem acontecendo frequentemente é as PESSOAS me IRRITAREM, aí as DORES aumentam e já viu ...



É SIMPLES: Quanto MAIOR a DOR, PIOR o HUMOR... Por isso  meu humor oscila TANTO durante o mesmo dia.


 






P.S: Evitem COMENTÁRIOS desnecessários quando as escalas estiverem "PERIGOSAS" , é bem provável que EU MORDA ou VOE no pescoço de ALGUÉM (ou meus textos fikem BEEEEM grosseiros)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...